PROPOSTA ARTÍSTICA

“ Pintar é o meu jeito quieto de expressar emoções, sentimentos e opiniões através de formas e cores. O meu trabalho se tornou em uma ferramenta para narrar as minhas experiências em parábolas. As minhas telas refletem a minha mitologia pessoal.”

 

IMG_8699.jpg

Fotografia  @gabiqueiroph

    Milenna C. Saraiva é uma artista visual brasileira com um estúdio na metrópole de São Paulo. 

Formou-se em 2004 pelo Santa Monica College, na California, Estados Unidos, em Artes Plásticas. Após graduar-se, a convite da universidade, fez uma especialização em pintura em um programa chamado The Mentor Program, onde estudou com renomeados artistas e professores, como Linda Lopes, Nathan Otta, Mark Trujillo, Ron Davis e Sharon Kagan. Ao retornar ao Brasil, em 2012, fez um curso de pós-graduação em Pintura Contemporânea na FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado). 

    Apesar de ter a experimentação como parte fundamental de seu processo artístico, sua paixão sempre se encontrou perto de uma tela. Escolheu como principal forma de expressão a pintura. Em seu mais recente conjunto de obras a artista explora conceitos relacionados à construção e destruição da Identidade — um processo que tenta reconsiderar as convenções da pintura figurativa através de uma contínua busca à abstração.

    Conhecida já por suas obras evocativas e reflectivas, para ela o objetivo do retrato não é capturar a aparência externa de uma pessoa, mas sim criar um portal para uma viagem interna de exploração própria. Para isso ela conta principalmente com um método fluido de pintar, usando principalmente a memória e a imaginação. Nos mais de 10 anos trabalhando como artista profissional, sua técnica evoluiu do tradicional para o seu estilo atual, muito mais solto e expressivo. Seus rápidos, quase brutais gestos feitos com espátulas, e através da adição e remoção de camadas de tintas, sua obra é rica em texturas, camadas e cores, demonstrando complexidade e emoção crua.

    Em sua obra há referências à tradição da pintura figurativa histórica e contemporânea: Matisse, Bacon e Van Gogh são todos prontamente evocados; enquanto grandes nomes contemporâneos como Jenny Saville e Andrew Salgado, também são referenciados.

    Saraiva tem realizado centenas de encomendas, tanto privadas como empresariais, incluindo murais PayPal, Uber e Nestlé. Desde 2002 tem exibido consistentemente o seu trabalho em todo o mundo, tanto em galerias privadas como públicas, incluindo: The Bergamont Station em Los Angeles, The Los Angeles Municipal Art Gallery, Katzen Arts Centre em Washington DC, The Peach Gallery em Toronto, Tom Cox Gallery em Londres, UK, Fondazione Campana Dei Caduti, na Itália e Casa Galeria, Galeria Alma da Rua, Galeria Lar em São Paulo.

    O sentido apurado da artista de como outras manifestações criativas - como música, drama e literatura - se sobrepõe, trasbordam na sua performance artística.  A artista já recebeu mais de vinte troféus em concursos de pintura ao vivo, incluindo dois títulos nacionais no Art Battle Brasil, a maior competição de pintura ao vivo do mundo. Há seis anos Milenna também escreve uma coluna sobre arte mensal chamada  "Arte Observada”, na revista Revista Circuito de São Paulo.


 

___Escrito pela autora canadense Barbara D. Janusz.
Traduzido por Milenna Saraiva.