PROPOSTA ARTÍSTICA

“ Pintar é o meu jeito quieto de expressar emoções, sentimentos e opiniões através de formas e cores. O meu trabalho se tornou em uma ferramenta para narrar as minhas experiências em parábolas. As minhas telas refletem a minha mitologia pessoal.”

 

Photo by @LuizCamposJr

Milenna C. Saraiva é uma artista visual brasileira com um estúdio na metrópole de São Paulo. 

Formou-se em 2004 pelo Santa Monica College, na California, Estados Unidos, em Artes Plásticas. Após graduar-se, a convite da universidade, fez uma especialização em pintura em um programa chamado The Mentor Program, onde estudou com renomeados artistas e professores, como Linda Lopes, Nathan Otta, Mark Trujillo, Ron Davis e Sharon Kagan. Ao retornar ao Brasil, em 2012, fez um curso de pós-graduação em Pintura Contemporânea na FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado). 

Apesar de ter a experimentação como parte fundamental de seu processo artístico, sua paixão sempre se encontrou perto de uma tela. Escolheu como principal forma de expressão a pintura. Em seu mais recente conjunto de obras a artista explora conceitos relacionados à construção e destruição da Identidade — um processo que tenta reconsiderar as convenções da pintura figurativa através de uma contínua busca à abstração. Conhecida já por suas obras evocativas e reflectivas, para ela o objetivo do retrato não é capturar a aparência externa de uma pessoa, mas sim criar um portal para uma viagem interna de exploração própria. Para isso ela conta principalmente com um método fluido de pintar, usando principalmente a memória e a imaginação. Nos mais de 10 anos trabalhando como artista profissional, sua técnica evoluiu do tradicional para o seu estilo atual, muito mais solto e expressivo. Seus rápidos, quase brutais gestos feitos com espátulas, e através da adição e remoção de camadas de tintas, sua obra é rica em texturas, camadas e cores, demonstrando complexidade e emoção crua.

Saraiva tem realizado centenas de encomendas, tanto privadas como empresariais, incluindo murais PayPal, Uber e Nestlé. Desde 2002 tem exibido consistentemente o seu trabalho em todo o mundo, tanto em galerias privadas como públicas, incluindo: The Bergamont Station e The Los Angeles Municipal Art Gallery em Los Angeles, Katzen Arts Centre em Washington DC, The Peach Gallery em Toronto, Old Brompton Gallery em Londres e Casa Galeria no Brasil. 

O sentido apurado da artista de como outras manifestações criativas - como música, drama e literatura - se sobrepõe, trasbordam na sua performance artística.  A artista já recebeu quase vinte troféus em concursos de pintura ao vivo, incluindo dois títulos nacionais no Art Battle Brasil, a maior competição de pintura ao vivo do mundo. Há seis anos Milenna também escreve uma coluna sobre arte mensal chamada  "Arte Observada”, na revista Revista Circuito de São Paulo.


 

___Escrito pela autora canadense Barbara D. Janusz.
Traduzido por Milenna Saraiva.  

MILENNA.COM  © Copyright 2000 - 2020 - Copyright Ownership: The copyright of the artwork displayed on this site is owned by the artist who created them and any r​eproduction for the purpose of profit or gain without a written permission is a violation of the International laws and it is subject to fees and penalties. // Direitos Autorais: Os Direitos Autorais de todas as obras de arte exibidas neste website são propriedade da artista que as fizeram e qualquer reprodução das mesmas sem permissão escrita é uma violação das leis nacionais e internacionais e estão sujeitas a multas e penalidades perante a lei.  ​​